(1837) Críticos de cinema em campanha
Quando me apercebi até achei graça. O painel de críticos do DN é profundamente político e transparece isso nas suas análises. Era uma variação interessante, mas há muito que se tornou irritante. Por azar, quem está a fazer a cobertura do festival de Veneza é Eurico de Barros, o mais assanhado dos comentadores panfletários. Não pode haver um filme um bocadinho mais à esquerda em termos da tese proposta, que é mau. É mau porque é de esquerda, não porque é um mau filme. Isto é que é preocupante. O maior critério de análise de EB parece ser a orientação ideológica da película. Também João Miguel Tavares segue a mesma tónica, mas aqui não sei se estamos perante um crítico. Há uma ligeireza tal nas críticas que desconfio que só está ali porque cultiva a imagem de homem de direita moderno e culto, o que é "cool" na direita "desalinhada".
A falha como críticos torna-se maior perante a comparação com os seus pares. Toda a gente percebe que João Lopes é um homem de esquerda, e isso nota-se nas suas críticas. Mas para JL primeiro está a qualidade cinematográfica nas suas várias vertentes, e nunca a política nas cenas. Pedro Mexia, sem surpresa, também sabe estar ao nível de JL. A diferença revela a sua superioridade como críticos. A confiança que podemos ou não ter nos escritos de cinema do DN também passa por aqui, porque quando lá vou não temos de estar sempre a encontrar uma nova secção de política, ainda por cima meio encapotada.
A falha como críticos torna-se maior perante a comparação com os seus pares. Toda a gente percebe que João Lopes é um homem de esquerda, e isso nota-se nas suas críticas. Mas para JL primeiro está a qualidade cinematográfica nas suas várias vertentes, e nunca a política nas cenas. Pedro Mexia, sem surpresa, também sabe estar ao nível de JL. A diferença revela a sua superioridade como críticos. A confiança que podemos ou não ter nos escritos de cinema do DN também passa por aqui, porque quando lá vou não temos de estar sempre a encontrar uma nova secção de política, ainda por cima meio encapotada.
2 Comments:
At 23 de fevereiro de 2007 às 05:26,
Anónimo said…
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Free anti spyware and adware for download And lexapro migraine Free plans for models Mandrake ppc 8.2 dildo pictures of circuit breakers vibrators in gurls Bluethooth headphone Soccer dads Hardcore scrotum stretching Car alarm toyota Free blowjob 14 Buell models http://www.chrysler-dealerships.info/Car-comercialson-tv.html ls- models decreasing term life insurance in england http://www.charter-fishing-miami-fl.info/fishing-equipment.html http://www.queens-cosmetic-dentist.info/thebestmp3player.html
At 15 de março de 2007 às 17:43,
Anónimo said…
Best regards from NY! »
Enviar um comentário
<< Home