nho Resistente Existencial: (1778) Ficções informativas

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, julho 09, 2005

(1778) Ficções informativas


   Na falta de imagens chocantes, as televisões portuguesas tinham de inventar uma treta sensacionalista qualquer. Desta festa, criou-se uma fábula humanista na qual os ingleses teriam dado um verdadeiro exemplo de resistência, frieza e/ou calma (varia com os relatos), até por uma questão intrínseca. Ora, a verdade é que nada disto foi "natural" ou emanou das características dos cidadãos (como se os habitantes londrinos fossem uma massa homogénea!). A imagem de serenidade e organização que passou deveu-se sobretudo ao comportamento dos orgãos de comunicação social (principalmente as grandes "networks" televisivas) e das autoridades envolvidas, tanto os meios de socorro (extremamente recatados), como as forças de segurança, muito cuidados na divulgação da informação. Sabe-se que houve uma selecção das imagens, de forma a evitar a transmissão de imagens chocantes (o que lá é mesmo obrigatório respeitar até certa hora da noite) e também que houve grande destruição e confusão em alguns dos sítios afectados, como atestaram imagens amadoras. Diga-se que tal é perfeitamente normal, e ninguém julgará que as pessoas dentro das carruagens do metro não entraram em profundo pânico.

   Penso que esta atitude dos media e das autoridades foi extremamente positiva e resultou numa derrota para os terroristas. O seu objectivo primeiro é semear o medo e a insegurança, e jogam tudo no poder simbólico das imagens de destruição. Em Londres, tal efeito foi controlado, o que é também uma forma de luta contra estes actos terroristas. Foi ainda uma lição para toda a imprensa, em particular a nossa. Tive a oportunidade de acompanhar os relatos televisivos quase desde a primeira hora e acredito que esta tese do "heroísmo britânico" surgiu espontaneamente, por espanto dos nossos jornalistas. Para eles, deve ter parecido impensável que a BBC ou a Sky não aproveitassem para transmitir um festival de "gore". Assim, outro filão teve de ser encontrado.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)