nho Resistente Existencial: (1735) Notícias e preconceitos

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sexta-feira, junho 17, 2005

(1735) Notícias e preconceitos


   Como todos sabemos, as etnias ou minorias aparecem nos telejornais e jornais generalistas através de temas como a criminalidade, a imigração ilegal, a prostituição ou a destabilização do tecido laboral e social. Isto acontece porque ser nessas situações que os emigrantes acabam por estar em situação de notícia, mas também porque é essa a percepção popular. Infelizmente, temo que na total ausência de contraponto, as notícias sobre estes grupos se acabem por transformar na própria essência da forma como são percebidos pelos espectadores. Ora, não defendo que se criem notícias "positivas" para equilibrar a imagem dos imigrantes ou dos negros. No entanto, quando há tanta abundância de "fait-divers", não poderiam ser algumas destas peças incursões nas manifestações positivas de outras culturas e grupos sociais? Mesmo com cedências ao sensacionalismo, não haveria importantes ganhos? Falo obviamente numa perspectiva de serviço público, cujos objectivos deviam ser traçados pelo poder político ou uma entidade responsável. No actual estado das coisas, é mais fácil reproduzir os paradigmas do preconceito, pois são de mais fácil absorção pelos espectadores. Mas os telejornais, que tanto se arvoram de fazer serviço público e serem a "voz", muitas vezes justiceira, dos cidadãos, já começavam a fazer algo para merecer essa auto-proclamada "virtude".

   Esta linha de pensamento leva-nos a outra questão, de grande delicadeza. Até que ponto deve a televisão ser "educadora do povo"? E quem dita a "matéria"? Terrenos escorregadios, certamente. Talvez o momento de intervir seja aquele em que as notícias já contribuem para o agravar de determinados problemas.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)