nho Resistente Existencial: (1699) Telejornais #2

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

segunda-feira, maio 30, 2005

(1699) Telejornais #2


   Tem razão o Gabriel Silva (o que na minha modesta óptica não acontece muitas vezes) sobre o fraco tratamento da questão europeia pelas nossas televisões, nomeadamente no dia do referendo francês. A SIC-N e RTP-N estiveram a um nível satisfatório, mas lá está, não estão acessíveis a todos nem sequer têm como alvo o grosso da população. Há, no entando, que sublinhar o telejornal da :2, em tudo diferente do quadro geral. Não só a maior parte do telejornal das 22:00 foi dedicado à questão do tratado constitucional, com uma entrevista a Teresa de Sousa, especialista na matéria, como apenas falou do futebol breves minutos e quase no final. Já no dia anterior, tinha havido uma longa entrevista a uma defensora do "Não" (cujo nome não me recordo), que apaixonada e elucidativamente falou com os argumentos "certos" daquilo que enferma esta proposta de tratado constitucional. Em suma, bastou apenas uma hora para se ter informação especializada, isenta e detalhada sobre a questão mais importante do momento (sim, talvez ainda mais que o défice).

   Infelizmente, que as coisas se passem assim é demonstrativo de uma situação perigosa. O debate europeu entre nós continua a fazer-se à margem e é exclusivamente dedicado às elites e cidadãos politizados. São os tais "excêntricos", como lhes chamou Vasco Pulido Valente. E olhem que não é só em França que a casa vem abaixo quando a população descobre o que se "esconde" atrás do papel de parede...
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)