nho Resistente Existencial: (1649) Manuel Alegre e o "off"

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quarta-feira, maio 11, 2005

(1649) Manuel Alegre e o "off"


   Ontem foi noticiada nos media a recusa de Manuel Alegre em ser candidato à Presidencia da República "nestas condições". Ora o valor da notícia estava em descortinar a que contexto se referia Manuel Alegre. Todas as peças que vi referiam que a recusa do deputado tinha origem numa atitude derrotista do partido socialista. Seguramente essa é uma parte da questão, mas não é de longe a essencial. Ficou explícito que Manuel Alegre se insurgiu contra comentários em "off" (não identificados, portanto) de dirigentes socialistas que afirmaram que este seria um candidato de segunda, de recurso e inclusivamente que com ele o PS sofreria uma forte derrota. Obviamente que Alegre não gostou da "intriga" (foi a palavra que usou), manifestando-se contra a falta de apoio do partido. Não sei porque é porque é que este facto ficou diluído nas notícias - estou certo que mais que ninguém, os jornalistas conhecem a importância das declarações anónimas -, algo que só encontra explicação na recusa mostrar este lado mais sórdido da imprensa.

   Dito isto, considero que Alegre seria um bom candidato. Aliás, o papão Cavaco tem sido construido na imprensa e vai-se defendendo no silêncio, ajudado ainda pela estranha anemia da oposição (veja-se como foi diferente o caso de Guterres). Quando começar o debate público, existem todas as condições para o fim deste estado de graça. Há ainda um outro lado preponderante. Sócrates é muito diferente de Alegre e também não gostaria de ficar associado a uma derrota presidencial (também histórica para o PS, diga-se). Poderá tentar a jogada táctica da coabitação com Cavaco. A ser assim, inviabilizar-se-ia não só a candidatura de Alegre, mas a de qualquer outro candidato que possa surgir, visto que os preferidos de Sócrates (Vitorino e Guterres) também não estão disponíveis.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)