nho Resistente Existencial: (1643) O Gosto dos Outros

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, maio 08, 2005

(1643) O Gosto dos Outros


   Perdoem-me quebrar a unanimidade, mas o texto de Pedro Mexia sobre o Abrupto não me convence. Creio tratar-se de uma (excelente) elaboração intelectual que disfarça o verdadeiro tom do texto: o de ataque pessoal e menorização intelectual. No fundo, acho que evidencia os mesmos defeitos que aponta a Pacheco Pereira. Ou seja, uma certa arrogância e complexo de superioridade insinuada.

   Primeiro, a questão do individualismo. Critica-se o umbiguismo de Pacheco, mas acusa-se o blog de ser "pouco pessoal". A diferença seria que o individualismo de Pacheco é público e fora da esfera "identitária". Mexia diz que se trata duma ficção (subentende-se que o "pessoal" de Mexia é a "verdade"), embora admita que cada um escreve o que quer. Na verdade, Mexia quer é dizer que não gosta desse tipo de blogs, diferentes do seu. Não há outro justificativo. Eu arrisco até dizer que os blogs "pessoais" nem são verdadeiros, nem sequer pessoais. São discursos sobre o "eu" quotidiano, com laivos poéticos e marcas culturais pós-modernas. Eu gosto muito, mas nem todos conseguem ou querem ter esse discurso.

   Segundo, a questão do estilo. A cultura e a forma de falar de JPP desagradam a Mexia. Percebe-se e aceita-se. Mas é errada a menorização: os fragmentos culturais que JPP "apenas" mostra evidenciam algo sobre a personalidade, mesmo que não sejam apresentados com a exibição das entranhas. De novo a intolerância quanto ao método. Mexia usa o conceito de "secura". Exacto, Mexia faz parte da cultura "cool", que destila tanta "etiqueta" e normatividade como os trejeitos canónicos do Abrupto. Pelo que se chega à conclusão que o problema de José Pacheco Pereira é não andar de saco amarelo da FNAC e não usar um Moleskine para os rascunhos do blog...
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)