nho Resistente Existencial: (1601) VISTO - <a href="http://www.deruntergang-special.film.de/" target="_blank">A Queda</a>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, abril 24, 2005

(1601) VISTO - A Queda


   O único comentário que me interessa fazer sobre este filme é que não dá resposta a quem nele vá procurar uma "explicação" actualizada da II Guerra Mundial. Não se trata disso, até porque não é foi feito para o mundo, mas sim para os alemães. O que, sendo obviamente legitimo, lhe tira algum do interesse e potencal numa perspectiva mais lata. Digo isto porque o filme joga toda a sua força no choque de vermos Hitler intimamente. Tal só funciona se ele nos condicionar como figura histórica e não personagem de um filme. Obviamente que na Alemanha o filme mexerá com feridas menos bem cicatrizadas. Ainda mais longe: para um público mais jovem ou desinformado, a representação de Bruno Ganz (excelente diga-se) parecerá a de um pateta tresloucado. Falta esse contraponto ao filme. Mostrar a força, o génio maléfico, o imenso poder de um homem que conquistou a Europa. Mas aceita-se, a ideia era mostrar algo novo. De qualquer forma, se era para ir por aí, foi pena que o filme não tivesse aproveitado para fazer o contraponto desta tragédia final com a tragédia que o Nazismo trouxe a outros povos, nomeadamente os Judeus. A analogia podia ter sido poderosa. Mas quase não há menção ao Holocausto. Como cinema, é mediano. Apresenta um realismo competente, mas tem pouca imaginação para todo o tipo de soluções visuais, narrativas, psicológicas. Tem no entando o condão de prender o espectador à cadeira e à personagem de Hitler, o que abre sem dúvida a questão mais importante, a da natureza do mal humano. Tendo em conta isso, não há como não conseiderar "A Queda" como objecto conseguido.

   

   A Queda, de Oliver Hirschbiegel - *** (Bom)
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)