nho Resistente Existencial: (1589) Comentários apressados?

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, abril 21, 2005

(1589) Comentários apressados?


   Caro João, creio que não terá toda a razão quando afirma que as reacções ao papa foram levianas e fruto de alguma ignorância. Reconheco que foi expresso muito azedume de vários sectores da esquerda. Mas de facto, o que esperava? Quando a agenda da Igreja tem promovido a intolerância e o obscurantismo em termos de valores de forma agressiva e influenciadora negativamente da vida de muita gente (cristã ou não), não acha normal um certo "backlash" contra a consagração desse lado da Igreja? Obviamente que isto não justifica o tom de muitos comentários, que não subscrevo. Nesse particular, dou-lhe alguma razão (mas não no terreno dos blogs, onde a tal "leveza" creio ser adequada à plataforma). Comprendo, no entanto, algumas reacções a quente pela desilução ou irritação que provocaram.

   Não posso é estar de acordo quando diz que há julgamentos apressados deste papa. O seu passado foi mais que revelado durante as últimas semanas. Há factos incontornáveis, que demonstram a inflexibilidade deste papa em temas que dividem os próprios católicos. Há um natural receio que a Igreja prejudique mais crentes e laicos por actos concretos. Até o legado de João Paulo II está em causa com este papa (que é um teólogo e não um mediático, que defende a hierarquia confessional e não o diálogo inter-religioso). Nega algum destes factos? Quando diz que esta eleição é realista, concordo. É até lógica. Mas não creio que ela signifique, no seu endurecimento, nada de bom para a Igreja.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)