nho Resistente Existencial: (1573) Guerras ideológicas

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, abril 17, 2005

(1573) Guerras ideológicas


   Ataque:

A adulação que muitos intelectuais mantêm pelo Sartre político mostra como continuam a preferir utopias perigosas a enfrentar as cruas realidades. (...)
Ora é exactamente essa a tragédia de muitos intelectuais, incapazes de entenderem quando as suas ideias têm consequências trágicas, que mais do que a retórica dos regimes importa julgar as suas práticas, intelectuais que possuem uma espécie de "doença ocupacional", como lhe chamara Aron, que é a de se oporem por sistema à ordem que lhes permite viverem e escreverem em liberdade. Uma tragédia persistente, pois a sua atracção pelos mundos perfeitos criados nas suas cabeças iluminadas, e que gostariam de impor a todos, é um mal duradouro que os impede de se confrontarem com as cruas realidades da natureza humana.
- José Manuel Fernandes

   Contra-ataque:

(...) esses ridículos ex-esquerdistas hoje autoproclamados liberais, admiradores de Bush e de tudo o que ofende o verdadeiro património político do liberalismo. - Miguel Sousa Tavares

   Goleada:

Nada há mais parecido com o velho discurso esquerdista do "politicamente correcto" do que o discurso de uma nova direita que, nomeadamente em Portugal, exibe o festivo estandarte do "politicamente incorrecto". A arrogância, a sobranceria, a pose de infalibilidade inquisitorial são rigorosamente as mesmas. Mas não é fortuito que grande parte dos actuais intelectuais de direita "politicamente incorrectos" tenham sido nados e criados nas águas "politicamente correctas" dos seus verdes anos de militância esquerdista (designadamente estalinista e maoísta). (...)
O "politicamente (in)correcto" dos nossos dias traduz-se num conformismo acrítico, reverencial e rastejante perante as doutrinas neoconservadoras e a política imperial da Administração Bush. E não dispensa a boleia dos lóbis que, instalados na chamada imprensa de referência, lhes permite a difusão privilegiada - e sem concorrência - do seu correctíssimo proselitismo ideológico
. - Vicente Jorge Silva

Ps. Obviamente que para além da ideologia, há aqui muito ajuste de contas pessoal...
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)