nho Resistente Existencial: (1544) Dar sangue? Assim não.

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, abril 09, 2005

(1544) Dar sangue? Assim não.


   Isto é grave. O Instituto Português do Sangue proíbe os homossexuais de dar sangue, recorrendo aos seguintes argumentos:

"as pessoas que têm estilos de vida que os leva a estar mais expostos a determinados agentes infecciosos, não devem doar sangue porque podem comprometer a segurança da transfusão."

   Breves notas:

      1. As doenças sexualmente transmissíveis (é disso que falam quando dizem "comprometer a segurança) não são nem exclusivas nem mais incidentes nos casais homossexuais. Esse pré-conceito deriva de falta de conhecimento de causa e de uma generalização cientificamente abusiva. Sabe-se isto há quase 20 anos.

      2. Nem todos os homossexuais tem "estilos" de vida que os colocam nos chamados "grupos de risco", e não devem ser tratados como tal. Os que têm, terão a mesma capacidade de discernimento quanto a dar sangue que os heterossexuais.

      3. Se o problema são comportamentos sexuais de risco - praticados por pessoas de todas as orientações sexuais - por que não restringir a dávida de sangue a quem tiver esses comportamentos, sem mais? Simples, porque estamos a falar de homofobia.

Ps. E eu que tinha até pensado em dar sangue na unidade móvel que está no Colombo. Assim, não.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)