nho Resistente Existencial: (1539) Perguntas

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sexta-feira, abril 08, 2005

(1539) Perguntas


   Gostei muito do debate sobre a educação que passou hoje (ontem) no Conselho de estado da :2. Ser bom professor também é investir tempo no questionamento da sua profissão. Assim, sendo impossível resumir o programa num texto, deixo algumas questões que todos os agentes educativos (em suma, todos nós) devem fazer a si mesmos:

      1. Ser professor é ser um técnico educativo? "Dar o manual" é a mesma coisa que ensinar?

      2. Como pode haver qualidade no ensino se não há benefícios, distinções e punições que resultam duma constante pressão avaliadora?

      3. Quando sai da Universidade e do estágio, um professor sabe tudo o que precisa para ensinar bem?

      4. De que serve um bom professor do 8º ano quando o do 7º e 9º são maus?

      5. Um professor serve para ensinar ou para preencher papéis? O director de turma dirige a turma ou os papéis da turma?

      6. Um aluno aprende por anos separados ou por ciclos evolutivos? Como conciliar isto com a mobilidade selvagem dos docentes?

      7. Queremos que todos os alunos leiam Camões, Eça e Pessoa ou que desenvolvam uma estrutura que lhes permita algum dia retirar alguma coisa das obras literárias?

      8. É uma fatalidade os alunos acharem que a escola é uma seca?

      9. A pedagogia moderna exclui que os alunos tenham de trabalhar no duro?

      10. Como é que a escola pode influenciar e formar a sociedade se está fechada à comunidade e vice-versa?
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)