nho Resistente Existencial: (1537) Público a pagar

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, abril 07, 2005

(1537) Público a pagar


   Não estou de acordo com a maioria da blogosfera nesta matéria. Não me importo nada de pagar pela edição impressa do Público na internet, meio pelo qual mais acedo ao jornal, aliás, suponho que como a maioria dos cibernautas "bloggers". Isto por várias ordens de razões. Primeiro, em termos de qualidade não tem par em Portugal, quer como website, quer em termos de conteúdo/serviços. Segundo, o preço para um ano é simbólico (20 euros é menos que o preço de um DVD!). Finalmente, é uma ferramenta fundamental para várias categorias de blogs que não pode ser dispensada de ânimo leve. Por isso é que os blogs mais importantes, protestem ou não, vão todos aderindo ao pagamento.

   É verdade que o jornal perde força na citação e no hipertexto. Mas nem tanto, visto que o serviço última hora continua disponível e permite acesso à maior parte dos temas do dia. Parece-me que o desagrado geral provém mais de uma certa irritação em perder um (bom) serviço grátis, com as chatices burocráticas que isso implica (o meu pagamento por multibanco só funcionou à segunda e demorou dois dias a validar), a par de alguma inexperiência nacional no consumo destes serviços. Como princípio, gosto da internet grátis, mas não me importo de um pequeno (sublinhe-se o pequeno) esforço financeiro para obter mais qualidade, como muitos de nós fazem em várias circunstâncias do dia a dia. Especialmente quando isso implica uma evolução do próprio serviço, o que a partir de agora se espera.

Ps. Dito isto, vou tentar o mais que possível reactivar os posts da categoria "para reflectir", com partes relevantes de artigos de opinião do jornal (e de outros), que agora serão de mais de mais difícil acesso. Começo já em seguida.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)