nho Resistente Existencial: (1496) Lições para professores #4 - Eros I

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sexta-feira, março 25, 2005

(1496) Lições para professores #4 - Eros I


   "O erotismo, coberto ou declarado, em fantasia ou actos, encontra-se intimamente ligado ao acto de ensinar, à fenomenologia da relação entre Mestre e discípulo. Este facto elementar tem sido trivializado através de uma fixação no assédio sexual. Mas continua a ser central. Como poderia ser de outro modo? o pulso do ensino é a persuasão. O professor solicita atenção, concordância e, idealmente, divergência colaborativa. Ele, ou ela, apelam à confiança do aluno: «trocar amor por amor e confiança por confiança», como diz Marx, de modo idealista, nos seus manuscritos de 1844. (...) Na persuasão, na solicitação, seja ela do tipo mais abstracto e teórico - a demonstração de um teorema matemático, o ensino do contraponto musical - verifica-se um inelutável processo de sedução, voluntário ou acidental."


George Steiner, As Lições dos Mestres, p. 31.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)