nho Resistente Existencial: (1470) É proibido "blogar" (?)

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

terça-feira, março 15, 2005

(1470) É proibido "blogar" (?)


   Retirado do "Livro de Estilo" do Público:

"56. O jornalista do PÚBLICO deve abster-se de tomadas de posição no espaço público não jornalístico de carácter político, comercial, religioso, militar, clubístico ou outras que, de algum modo, comprometam a sua imagem de independência, oude assinar petições ou abaixo-assinados em qualquer desses sentidos, antes tem direito a exprimir as suas opiniões nas páginas dos jornal, nos espaços especialmente assinalados."

Mesmo com a justificação dada mais à frente - "O Jornalista do PÚBLICO não deve tratar de temas sobre os quais tenha interesses particulares. Um envolvimento pessoal (...) nos assuntos e matérias tratados contra-indicam a atribuição de um serviço sobre esses mesmos temas. (...) O jornalista que por dever de consciência assume um papel de actor sobre determinado assunto, perde, perante os seus leitores e as fontes de informação, a isenção com que deveria ser por eles encarado." - a restrição parece claramente aplicável aos blogs. E esta discussão Jornalismo Vs. Blogs tem múltiplas vertentes e veio para ficar. Já agora, o Glória Fácil não tem nada a dizer?
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)