nho Resistente Existencial: (1453) Educação Sexual

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sexta-feira, março 11, 2005

(1453) Educação Sexual


Reduzir a educação à mera transmissão de informação é um enorme engano. Veja-se, por exemplo, o que acontece nas estradas portuguesas, com tantos e tão graves atropelos diários ao código; e elas acontecem porque os condutores não conhecem o código, não sabem as regras?... Ai não que não sabem!
É quase impossível, hoje em dia, que algum(a) jovem desconheça os métodos contraceptivos mais disseminados. Pela família, pelos amigos, pela escola, pela televisão, pelos livros ou revistas, pela Net, pelas campanhas, sei lá, a informação vai chegando aos destinos. Mas não basta, só por si, para influenciar comportamentos e criar práticas responsáveis e seguras.
Por isso há quem continue a insistir na necessidade, na urgência, de uma educação sexual efectiva, aprofundada, séria, nas nossas escolas. Mesmo quando, aparentemente, já se sabe tudo sobre pílulas e preservativos. Saber esse "tudo" é apenas o princípio da história...


   Quando há umas semanas voltei à escola do ano passado, pude verificar como estas avisadas palavras do Joaquim Fidalgo são verdadeiras. Alguns alunos estavam, na Área-Projecto, a tratar da sexualidade (assim, sem sub-tema). O trabalho resumia-se à construção de um inquérito formatado e ao tratamento dos seus dados. Sem acompanhamento ou discussão prévia. Tratam-se de resquícios da velha Área-Escola, que infelizmente tão poucos professores têm a criatividade para modificar. Ali não vai acontecer nada, os alunos vão partir do que sabem para chegarem ao que sabem. E vai-se falar apenas de informação, e não de vida e sexualidade. São urgentes projectos na escola que aproximem a informação da vida. Sabemos como os adolescentes tendem a ver os problemas de saúde como algo que lhes é distante. Não há folheto que substitua a persuasão e diálogo humanos. Por isso, um louvor para este projecto piloto de Educação Sexual - "Jovens Saudáveis em Acção", do autor deste blog. Vale a pena ler e ganhar coragem para fazer o mesmo noutras escolas.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)