nho Resistente Existencial: (1356) Apontamentos da Campanha Eleitoral #29

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

(1356) Apontamentos da Campanha Eleitoral #29


   O Debate

   A análise é simples e mais ou menos unânime. Santana esteve apagado, conformado e foi arrasado pela oposição. A meu ver, o factor bloqueador terá sido mesmo a presença de Paulo Portas ao lado, que sem dúvida o incomodou e funcionou como contraste desfavorável. Dito assim, é claro que portas se mostrou melhor, em termos puramente formais. Não se livrou de ouvir o que menos gostava, ou seja, ter sido responsável pelos maus aspectos da governação. Também não deve ter achado muita graça estar sentado ao lado de Santana. Não se esqueceu de se mostrar disponível para entendimentos com o PS.

   Sócrates manteve-se na mesma, repetindo até várias frases das suas últimas entrevistas. Ele tem aquela mensagem para dar e dali não sai. Conseguiu a proeza de não responder a quase nada, começando logo no ínicio ("que sacrifícios pede aos portugueses?"), numa demonstração de não comprometimento preocupante. O semblante irritado e agressivo voltou a acentuar-se, dando até a ideia que está farto da campanha e quer que ela acabe rápido para então poder falar à vontade. O PS que não se queixe depois de ouvir falar de "tirania do poder absoluto".

   Sem deslumbrar, Louçã esteve bem. Foi mais arguto que o que tem sido, levantando os assuntos que ferem o PS. Deu medidas concretas, falou da sua política de acordos (parece claro que o BE tem como objectivo entrar no Governo a médio prazo) e mostrou-se disponível para negociar, o que retira argumentos à dramatização socialista. Jerónimo não falou, e tendo em conta a sua campanha, ainda bem para ele. Temos as suas entrevistas para ler (aqui e aqui), que continuam a mostrar alguém mais moderado, afável e capaz de dialogar com o PS. Tirará divindendos disso. Como sempre, foi um debate insatisfatório ao nível das ideias, mas superior em interesse e condução (não era difícil) ao anterior. Não terá sido totalmente fútil.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)