nho Resistente Existencial: (786) EU VOU

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, outubro 24, 2004

(786) EU VOU





   Abaixo estão os filmes que me chamaram a atenção pela descrição e temática. Contudo, não conheço os realizadores, pelo que pedia as vossas sugestões. Aqui fica a notícia, a programação e como lá chegar. Os bilhetes custam entre 1,5€e 2€.

a scuola
60'. Itália. 2003, real. Leonardo di Costanzo
Durante um ano, Leonardo de Costanzo filmou a vida de estudantes e professores nas salas de aula de uma escola secundária da periferia de Nápoles. Aqui, a tarefa dos professores não é apenas ensinar, mas acima de tudo educar, o que é muito mais difícil, e pouco reconhecido pela sociedade.

---

je t'aime... moi non plus
80'. França. 2004. real, Maria de Medeiros
Durante o festival de Cannes, Maria de Medeiros entrevista realizadores: Almodóvar, Cronenberg, Wenders, Oliveira entre muitos outros. Mas também fala com alguns dos nomes mais importantes da crítica internacional. Todos contam episódios e anedotas de uma velha relação passional entre críticos e cineastas, com cenas de amor e ódio.

---

balseros
120'. Espanha 2002, real. Carles Bosch e Josep Mª Domènech
Milhares de cubanos arriscaram a vida em improvisadas embarcações para chegar à costa dos Estados Unidos. "Balseros" mostra quais eram as motivações iniciais de um largo grupo de personagens e como se transformaram ao longo de cinco anos de vida norte americana. Nomeado para o Oscar de Melhor Documentário em 2003.

---

de niños
188'. Espanha. 2003, real. Joaquín Jordá.
Partindo de um caso que agitou a opinião pública espanhola, este filme é simultaneamente um estudo sobre a pedofilia, uma investigação sobre os interesses especulativos por trás da reconversão de um bairro pobre de Barcelona, uma análise da cobertura jornalística de um tema "escandaloso" (a pedofilia) e uma descrição do sistema judicial espanhol.
---

happy birthday, Mr. Mograbi
77'. Israel. 1999 real, Avi Mograbi
Um realizador é perseguido por produtores israelitas e palestinianos que lhe encomendam filmes, esperando dele versões opostas de uma mesma realidade. A tragédia quotidiana contada com distância e auto-ironia.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)