nho Resistente Existencial: (783) VISTO - <a href="http://www.supersizeme.com/">Super Size Me</a>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, outubro 24, 2004

(783) VISTO - Super Size Me


O que é uma caloria?


   Se estão com problemas em responder a esta questão, "Super Size Me" é um filme que devem ver. Durante um mês, o realizador (!) deste documentário de entretenimento (categoria emergente?) comeu apenas comida do McDonalds. Os resultados, obviamente, foram catastróficos. Além de assistirmos à célere transformação dos músculos deste homem em banhas, o filme propõe-nos uma análise das agressivas técnicas de mercado utilizadas pelas grandes companhias de "fast-food". O resultado: quase "ridendo castigat mores".



   Esta é a parte mais interessante do filme. A demonstração da capacidade destas corporações penetrarem no quotidiano e imaginário das crianças e adolescentes e, juntamente com baixos preços, literalmente viciarem-nos numa dieta errada para a vida toda. Este é daquele tipo de filmes que deveriam passar nas escolas e nas televisões públicas. Como filme, não é lá grande fogacho. Tem o inédito do voluntarismo do realizador (provavelmente uma das razões para a vitória em Sundance), mas pouco mais. Há uma intermitente intromissão de processos do "reality-show" no documentário com efeitos duvidosos (como as declarações da namorada), há gore gratuito (uma operação ao estomâgo acompanhada de música clássica) e alguma incapacidade de prolongar o objecto de estudo sem recorrer ao exagero da situação (é tudo um bocadinho empolado). Mas a verdade é que o problema da má alimentação (e isso significa mais que dietas de "fast-food") é cada vez mais grave e assume contornos de perigo número 1 para a saúde pública. Relembro o conselho dos nutricionistas: podem comer "fast-food" uma vez por mês. Se fizerem exercício regular, talvez duas.

Super Size Me, de Morgan Spurlock - *** estrelitas (bom)

Ps. Alimentação (e vida) mais saudável na Blogosfera aqui.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)