nho Resistente Existencial: (779) Blogo Noticioso - 23/10/04

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, outubro 23, 2004

(779) Blogo Noticioso - 23/10/04


   I - Bagão Félix Admite Ter Trocado Défice por Dívida Pública - Então o grande pecado do PS era endividar o país? Pois...

   II - Norte do Uganda Tão Mau como Darfur - "Nos últimos 18 anos, a crise matou 100 mil pessoas e causou um enorme contingente de fugitivos. Mais de 20 mil crianças foram levadas pela guerrilha e obrigadas a combater, ou usadas como escravos sexuais." Mais uma tragédia que ninguém vê ou resolve.

   III - Maços de tabaco da UE terão imagens de cadáveres e tumores - Creio que estas medidas são mais eficazes que a proibição. O poder da imagem é imenso e sedutor. Alguns terão a força para não ver (leia-se esconder), mas para muitos pode ser o estímulo dissuador certo ou o primeiro passo para o equilíbrio ou fim do consumo de tabaco.

         

   IV - Edições ASA comemoram 45.º aniversário de Astérix - Haverá uma série de reedições, incluindo um inédito. É sem dúvida uma boa oportunidade para reler algumas aventuras do gaulês.

   V - Comissão de Prodi prepara-se para rejeição da equipa de Durão - Creio que tal não acontecerá, tendo em conta as jogadas de bastidores que neste preciso momento se estarão a realizar. Porém, a concretizar-se, seria sem dúvida uma vitória sobretudo contra o estilo autista e arrogante de fazer política preconizado por Barroso e contra a intolerância que grassa no proposto executivo do ex-pm.

   VI - "Passos Manuel" volta com cinema alternativo - Uma boa notícia para o Porto, visto que parece tratar-se dum vasto leque de alternativas de qualidade ao cinema comercial, acompanhado da revitalização e qualificação do espaço em si.

   VII - Governo admite aplicar princípio utilizador-pagador nos hospitais - Apesar de todas as críticas, o desmantelamento do SNS avança. Resta-nos Sampaio para tentar fazer algo. O que é bastante deprimente diga-se. Enfim, até a depressão vai ficar mais cara.

   VIII - Captain Kirk signs up for real life space travel - Ou quando o "Star Trek" começa a passar de ficção a realidade.


Para reflectir:


E Os Jornalistas, Que Pensam Disto?, por Augusto Santos Silva

Há, de facto, uma constelação de estrelas no firmamento político português que é o subproduto do desenvolvimento de um sistema mediático que quebrou regras de ouro da profissão jornalística e das empresas de comunicação social: regras como a separação entre a notícia e a opinião e a distinção da informação face à publicidade e ao entretenimento, ou como a independência em relação aos poderes e seus meios de propaganda. E, ao mesmo tempo que as quebrava, impôs a precarização da situação laboral dos profissionais, vulnerabilizando-os, sabotou os instrumentos de participação e controlo (como os conselhos de redacção, os conselhos de opinião e as associações de classe) e cultivou alegremente um espírito "light" que endeusa a aparência e despreza a substância, e prefere a adulação da personagem na moda e a reprodução preguiçosa dos seus ditos de espírito, ao trabalho esforçado de inquirir, confirmar e informar.

O regresso do pesadelo, por Mário Bettencourt Resendes

Falta menos de um mês para o início do julgamento do chamado «Processo Casa Pia»(...)
Depois de alguns meses em que uma série de acontecimentos - uns bem mais felizes do que outros - remeteram a polémica da pedofilia para uma linha recuada da actualidade - e, portanto, para mais longe das prioridades mediáticas -, o pesadelo vai regressar em força ao nosso quotidiano, até porque ficou claro que todas as partes envolvidas consideram os media como um dos terrenos privilegiados de combate.


Frase do dia


"I do not say that homosexual relations are an abomination - the Bible says so" - Alan Keys - candidato a senador dos EUA.

Nota: impõe-se leis que responsabilizem as pessoas por tiradas discriminatórias quanto à orientação sexual. Alguém imagina este republicano sair impune se a sua frase se dirigisse a outras minorias?
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)