nho Resistente Existencial: (768) Para Reflectir

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, outubro 21, 2004

(768) Para Reflectir


Esquerda/direita (2), José Pacheco Pereira

o "centro" não é o lugar de intersecção da esquerda com a direita e vice-versa. Escrevo sobre isto há muito tempo e nunca o pensei assim, nem penso que haja qualquer utilidade em acrescentar um "centro" à dicotomia. A três é igual a dois, porque não é esse o problema. Há quase 20 anos, escrevi que o "novo centro" que estava a aparecer em Portugal entre 1985-7 não era um lugar politicamente geométrico, uma espécie de encarnação do "bloco central", mas sim o efeito da emergência de um novo tipo de eleitorado, que vota pelos resultados e pela percepção do mérito umas vezes no PS outra no PSD. Foi a emergência desse eleitorado que subverteu um sistema eleitoral destinado a obrigar a coligações, permitindo as maiorias absolutas, a de Cavaco e aquela que Guterres esteve no limiar de alcançar. Quer a bipolarização quer a alternância devem muito a esse "novo centro".


As Televisões e a Cabala do Ministro , por Luciano Alvarez

É natural que, face a este desmentido, a dúvida se instalasse na cabeça dos portugueses. Tinha ou não o ministro sugerido existência de tal cabala? As dúvidas ficaram totalmente esclarecidas à hora dos telejornais. As televisões mostraram uma peça jornalística sobre a ida de Gomes de Silva à Alta-Autoridade, incluindo nomeadamente da parte em que sugeria a tal cabala. Depois revelaram o desmentido do ministro e, por fim, repetiram na integra a parte do diálogo que manteve com os membros da AACS sobre a cabala. E, para que não restassem dúvidas, até incluíram legendas.
De uma forma isenta e clara provaram que, de facto, Gomes da Silva tinha sugerido a existência da cabala. A isto chama-se jornalismo. O ministro, que não se apresentou a pedir desculpa aos portugueses por os ter tentado enganar com o seu desmentido, chamar-lhe-á, por certo, uma cabala.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)