nho Resistente Existencial: (757) Blogo Noticioso - 20/10/04

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quarta-feira, outubro 20, 2004

(757) Blogo Noticioso - 20/10/04


   I - Morais Sarmento: modelo da RTP deve ser definido pelo Governo - Não concordo nada. Quanto muito existe uma autoridade independente que regula a televisão e mesmo aí há que ser muito cuidadoso quanto a interferências editoriais. Os termos usados por Sarmento e a maneira como colocou a questão ("limites à independência"; "um modelo perverso") parecem constituir mais uma "gaffe" do governo. Deve ser a "escola Souto Moura".

   II - Deco reitera necessidade de suspender liberalização dos combustíveis - Pois, as gasolineiras jogam todas na mesma equipa, o governo estica o imposto ao máximo. Para quem é esta liberalização?

   III - O Que Achou das Condições de Segurança no Jogo Benfica-Porto? [Entrevista de rua] - Resposta: "Na verdade, não sei de nada porque não acompanhei o jogo." Confirma-se: há eremitas em Portugal.

   IV - Estudo: ranking das escolas é discriminatório - "não se pode classificar as escolas somente com base nas notas do exames nacionais do ensino secundário, uma vez que há outros factores a ter em conta, tais como «a natureza do alunos, a localização da escola, se os discentes foram ou não seleccionados à entrada, se foram sujeitos a exame e se há muitos alunos autopropostos". É o que defendo também. Agora é científico.

   V - Lars Von Trier prepara filme de terror - Alguém anda com vontade de experimentar todos os géneros...

   VI - Lhasa de Sela actua na Aula Magna a 6 de Dezembro - Já tenho concerto para Dezembro. Que o deus das finanças esteja comigo.

   VII - Livro de Pinto da Costa já vendeu 80 mil - O livro ainda não foi sequer lançado. Há títulos que dizem tudo sobre um país.

   VIII - O independente que baralha as contas de Bush e Kerry - Há uma cena em "Six Feet Under" em que o David diz ao Nate que não se queixe de Bush porque votou em Nader. Segue-se o silêncio. Nesta eu também estou indeciso, confesso.

   IX - Lebanon gays push for law change - Uma iniciativa inédita no mundo árabe. Significativa é a maneira de começar a luta: mostrar um filme gay.

Para reflectir


Obsessões Perigosas, por José Manuel Fernandes

(...)os anões políticos domésticos não só desconhecem o sentido do conceito de liberdade, como apenas concebem "o governo da televisão, pela televisão, para a televisão". Ou para as rádios. Ou para os jornais. O povo deixou de fazer parte das suas preocupações, apenas lhes interesse o que se mostra ou não ao povo. A política deixou de fazer sentido como serviço público, antes como instrumento de estar ou não "por cima" na comunicação social. Por isso perderam o sentido da proporção, levitam num espaço irreal onde, sem referências, se desdobram em declarações que lembram as baratas encadeadas pela luz forte de um mundo e um povo que não desapareceram e que existem para além dos jornais, das rádios e das televisões.

A Opinião no Jornal Nacional da TVI, por Sofia Rodrigues

Nos últimos tempos, os textos (apresentados pelos "pivots") que antecedem as peças do Jornal Nacional da TVI têm adoptado um cariz menos noticioso e mais opinativo contra os poderes em geral e contra o Governo em particular. Pode ser coincidência, mas a tendência parece notar-se desde o chamado caso "Marcelo". Manuela Moura Guedes faz verdadeiros editoriais quando apresenta as peças ou faz os remates no final das reportagens. Não só pelo que diz, mas também pela sua expressão facial. E às vezes pelo seu riso. O tom varia entre o género "vamos lá pôr a nu as trapalhadas dos ministros", a resignação "enfim, caros telespectadores, é o governo que temos..." e o tipo "ainda bem que a TVI existe para desmascarar tudo isto".


Frase do dia


O ministro Rui Gomes da Silva continua em grande forma. Isto é, cada vez que fala cria mais um embaraço ao governo de coligação PSD/CDS-PP. - Hermínio Santos
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)