nho Resistente Existencial: (750) Blogo Noticioso - 19-10-04

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

terça-feira, outubro 19, 2004

(750) Blogo Noticioso - 19-10-04


   I - Medicamento experimental evita transmissão sexual do vírus da sida em macacos - "Usado 15 minutos antes da exposição ao vírus da sida dos símios - o SIV, na sigla inglesa -, o medicamento, de aplicação tópica ou local, protegeu os macacos da infecção." Boa notícia.

   II - Lukachenko Reforça regime autoritário na Bielorrússia - "Lukachenko dirige com mão-de-ferro um regime autoritário, que fez "desaparecer" alguns oposicionistas, que fechou onze jornais nos últimos meses e que, num país de economia estatizada, em que quase todos os cidadãos são funcionários públicos, usa o emprego como arma de controlo político". Esta é a prova em como alguns ditadores são mais toleráveis do que outros. Este até está bem perto. E adivinhem lá quem o apoia? Putin claro, o mesmo que quer a reeleição de Bush.

   III - Provedor de Justiça Quer Lei a Proibir Consumos Mínimos no Telefone Fixo - É caso para dizer, já não era sem tempo!

   IV - Ajudas tecnológicas continuam na "gaveta" - Os agentes do futebol recusam-se a colocar a tecnologia ao serviço das arbitragens. Será porque o futebol não pode viver sem os chamados "casos do jogo"?

   V - Trinta dias de vida Mc Donald's - Sem dúvida, "SuperSizeMe" é a estreia da semana. Mas será que terá algum impacto? De qualquer forma, cuidado com o jantar do dia em que o virem.

   VI - Novo canal temático da SIC quer garantir boa disposição no cabo - Já arrancou. Ao contrário do temido, não é um super menu de "malucos do riso". Tem até séries muito interessantes, como era esperado de Francisco Penim, responsável por introduzir em Portugal uma série de programas de culto através da Sic Radical.


Para reflectir


O o princípio do fim do "Jardinismo"?, por Vital Moreira

Se estas eleições podem ser, ou não, o princípio do fim do jardinismo na Madeira, isso depende da mudança nos factores que, durante quase três décadas, justificaram a hegemonia política do PSD e de Alberto João Jardim, que apresenta traços típicos da síndrome "mexicana" e do caudilhismo populista, em que aos mecanismos formais da democracia eleitoral não correspondem os traços sociais e culturais que lhe dão sentido, nomeadamente a separação entre o poder e a sociedade civil, a autonomia dos indivíduos e das organizações sociais, a robustez dos grupos de interesse, a separação entre a política e a religião, a independência e o pluralismo dos "media", o respeito pelos direitos da oposição, isto para não falar do notório défice de uma "cultura cívica" de liberdade e de independência individual.

Direita e esquerda, por Pedro lomba

Podem pretender que a divisão direita/esquerda já não é válida para o mundo de hoje, mas expliquem-nos então o que é que aí está para a substituir e quais são as nossas actuais divergências. E não nos ofereçam como alternativa o centro (onde as divergências de fundo não existem), nem projectos suprapolíticos (que tiveram o seu tempo e onde aquelas divergências foram interiorizadas), e muito menos os partidos, porque os partidos não têm diferenças nem identidades (só têm interesses e empregos). Acima de tudo, não acabem com a dicotomia direita/esquerda apenas porque não gostam da direita portuguesa. Eu também não gosto e a vida é assim.

Bush tem de perder, por Luís Osório

Normalmente, a realidade é muito mais imaginosa do que qualquer ficção, mas por um momento a forma como Spilberg ou Haynes compuseram a sua direcção de fotografia disse tudo sobre aquilo que está em jogo na terrível política de George W.Bush. Um discurso de aparência - alicerçado numa moral conservadora próxima dos valores que John Wayne soube corporizar nos filmes de Ford ou Hawkes -, uma política externa virada e sustentada no belicismo, uma economia que defende os grandes grupos económicos e lobbies de influência em prejuízo dos mais desprotegidos e, também, uma cegueira totalitária e a defesa de uma cultura que coloca em causa os princípios básicos de que se sustenta a nossa civilização.


Frase do dia


A Capital assume, para com os seus leitores, uma linha editorial que defende a derrota de George W. Bush nas próximas eleições americanas. - Editorial do jornal "A Capital".
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)