nho Resistente Existencial: (726) Blogo Noticioso - 16/10/04

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, outubro 16, 2004

(726) Blogo Noticioso - 16/10/04


   I - Berlusconi Vai ter mais poderes em Itália - O caminho do populismo leva ao inevitável enfraquecimento da democracia. Com um bocado de azar, é isto que nos espera. Ou isto.

   II - Técnicos Criticam Atrasos na Educação Sexual - Aqui está uma visão lúcida e sem papas na língua sobre a Educação Sexual em Portugal. Que, na realidade, não existe, ou é mera moral cristã aplicada. Estes técnicos os que deviam de facto levar a cabo este projecto), definiram metas, estão preparados para dar formação, avisam que o assunto tem de ser tratado por toda a comunidade escolar. De que estamos à espera?

   III - Sá Fernandes Propõe Melhoria da Circulação no Marquês - Tanta competência até dói (por saber que quase só existe do lado de fora da governação).

   IV - Sampaio afasta cenário de dissolução da AR - "Este Governo não está em diferentes condições do que outros no que respeita à sua apreciação" .Que mais se pode dizer? a única hipótese é Santana chatear Sampaio. É que este não quer presidir, quer é não ser chateado.

   V - Ferreira Leite riscada das listas do Congresso - Já chegamos à depuração interna?

   VI - Barroso tendrá en cuenta las sugerencias del Parlamento sobre el polémico Buttiglione - Barroso parece ter flexibilizado a sua posição e diz que vai ter em conta as legítimas recomendações do Parlamento Europeu. Ou seja, deverá procurar um acordo. É um começo.


Para Reflectir


Scut: a falsa crise orçamental do IEP, por João Cravinho

Do estudo mais completo feito em Portugal sobre o impacto do investimento público na economia portuguesa (da autoria de Marvão Pereira e Jorge Andraz) retira-se que «o sector público obtém uma receita adicional de 3,3 euros por cada euro de investimento público» em auto-estradas. Mais se diz que «a tendência para se alcançar o equilíbrio orçamental através de reduções do investimento público é um erro, não só do ponto de vista do crescimento no longo prazo, como também do ponto de vista da situação orçamental no longo prazo».
Por último, relembro que a Espanha consegue financiar sem dramas uma rede de autovias sem portagem muito superior à rede das Scut, em termos relativos. A evoluir de 7200 quilómetros em 2002 para dez mil dentro de quatro anos. Por que razão é que Durão e Santana Lopes querem dar a Portugal a grande ambição de ser tão inferior à Espanha de Aznar e de Zapatero?


O circo do jardinismo, por Vicente Jorge Silva

Jardim enterrou o velho sistema feudal da colónia – de resto economicamente decrépito e condenado a morrer de morte natural – mas transformou a autonomia em nova forma de colónia tutelada por ele mesmo. Daí resulta um sistema político em que os mecanismos de subordinação de todos os sectores de actividade à vontade arbitrária do senhorio regional impedem o regular funcionamento das instituições democráticas e a autonomia da sociedade civil. É por isso um sistema que, em alguns aspectos, se revela mais opressivo e asfixiante do que aquele que vigorava na Madeira durante o salazarismo.
A verdade é que, na Madeira, nunca houve uma efectiva transição da ditadura para a democracia e ali perdura uma situação que, no mínimo, poderíamos definir como pré-democrática.


É extraordinário!..., por Sérgio Figueiredo

(...)de repente, o que era irracional passa a ser normal, o que era um Orçamento de ilusão assim continua. E, sobretudo, como é que se pode considerar extraordinário aquilo que se vai repetir pelo quarto ano consecutivo.
Em 2002 foram 2110 milhões. Em 2003 foram 3100 milhões. Este ano serão necessários pelos menos 2000 milhões. E no próximo tantos quantos ou mais ainda serão.
Algo aconteceu no caminho e o ministro mudou de estrada.


Nota: o que aconteceu? O populismo de Santana Lopes.


Frase do Dia


"A educação sexual que se dá nas escolas não é mais do que uma religião moral parte II" - Eduardo Sá, psicólogo.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)