nho Resistente Existencial: (714) Visto I - <a href="http://www.motorcyclediaries.net/">The Motorcycle Diaries</a>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, outubro 14, 2004

(714) Visto I - The Motorcycle Diaries


   O novo filme de Walter Salles não é sobre Che Guevara. É sobre a viagem que este e o seu amigo Alberto Granada fizeram pelo continente americano (muitos quilómetros e muitos meses). Baseado nos diários que o próprio Che escreveu, o filme tenta capturar a essência dessa viagem, aquilo que tocou o argentino e que, possivelmente, foi fundamental para que ele se tornasse a figura histórica que foi. Ou seja, nem biografia nem política pura e dura, mas sim "road movie" existencial. E que filme.



   Filmado com grande exotismo, este é outro daqueles filmes que passam a voar, agarrando completamente o espectador. A banda sonora está completamente dentro de campo e ajuda a tornar os encontros dos viajantes com os povos oprimidos da América do sul em quadros verdadeiramente tocantes. Garcia Bernal está de novo em altíssimo plano (embora seja um Che ligeiramente afável demais), mas o "side-kick" Rodrigo De la Serna não lhe fica atrás, roubando o "show" várias vezes. Em suma, um filme muito divertido, cheio de poesia, ideal e paixão. Certamente um dos melhores em sala. Aliás, gerou-se um dos meus mais belos momentos de cinema deste ano, quando no final ninguém se levantou para ver os créditos, que estavam acompanhados de fotografias reais da viagem.

The Motorcycle Diaries, de Walter Salles - **** estrelitas (muito bom)
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)