nho Resistente Existencial: (711) Blogo Noticioso - 14-10-04

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, outubro 14, 2004

(711) Blogo Noticioso - 14-10-04


   I - Contribuintes suspeitos de fraude e evasão fiscal vão ter de provar a sua inocência - Bagão diz "dos 600 milhões de euros que são dados anualmente em benefícios fiscais, serão dados apenas 300 milhões de euros, devido aos cortes nos planos poupança. Isso significa cinco por cento da receita de IRS que serão redistribuídos nas descidas das taxas. Ou seja, Bagão conta com um aumento de receita de cinco por cento que lhe permitirá uma descida de cinco por cento no IRS cobrado." Belo exercício de puxar a manta. A retirar os benefícios, eu preferia que eles fossem direccionados para investimento e não para as eleições.

   II - Um em cada três alunos tem dificuldades de aprendizagem - Uma série de questões interessantes levantadas pelo Instituto da Inteligência. São os tais problemas que a escola devia detectar e tentar tratar de forma coordenada e progressiva. Infelizmente, os alunos com problemas educativos têm o mesmo tratamento que os outros..

   III - Fuga em Massa no Darfur - A ONU vai continuar a lavar as mãos?

   IV - Ex-professora Americana Vai Casar-se com Antigo Aluno e Amante - Provavelmente lembram-se desta história, que chocou a américa. Parece que afinal era mesmo "amor" a sério. Quase uma década depois, a condenação fácil deixa de o ser.

   V - "Ciberpatologia” está a aumentar - É verdade que há viciados na Internet, e que esse vício pode assumir características nefastas. Mas ouso dizer que o bombardeamento da informação é aplicável a todos os media. Mais, na Internet há sempre a possibilidade de o receptor ser parte activa na construção e depuração da informação com que lida. Além disto, a internet é um meio de comunicação por excelência, pelo que cada vez faz menos sentido referi-la como meio de exclusão, tal como ler livros não o é.

   VI - 'Downloads' legais de música disponíveis em Portugal com a PT - Esta loja digital estará disponível do novo Sapo XL, e deverá ter cerca de 500 mil músicas, maioritariamente do "mainstream". Uma música custará cerca de um euro e um álbum seis.

   VII - Bilhetes falsos podem misturar adeptos na Luz - Consta que portistas têm bilhetes falsos para a Luz. Duas notas: primeiro, é lamentável que adeptos de diferentes clubes não consigam estar juntos sem entrar em selvajarias. Segundo, a culpa maior deste problema é dos dirigentes, que incitam à violência como táctica desportiva. Irresponsáveis!


Para reflectir


A Privatização da Saúde , por Amílcar Correia

(...) transformar mais hospitais em sociedades anónimas de capitais públicos soa um pouco precipitado quando é o próprio Rui Nunes, que preside à Entidade Reguladora de Saúde, quem reconhece a necessidade de estudos de várias entidades que avaliem qualidades e defeitos do modelo dos hospitais SA. Que sentido faz ampliar a experiência a praticamente todos os hospitais públicos sem se conhecer de antemão os resultados de uma avaliação esclarecedora e independente aos méritos do modelo?

Gomes da Silva ainda é ministro?, por José António Lima

(...)faltam a Santana Lopes características básicas para o exercício do cargo de primeiro-ministro: responsabilidade e maturidade política, capacidade de estudo e profundidade de conhecimentos, noção do sentido de Estado inerente à chefia do Executivo. Pior do que as qualidades que lhe faltam: o impreparado líder do PSD reúne algumas características que recomendariam que não assumisse tão exigentes funções - a inconstância, a superficialidade, a visão clientelista do poder, a intolerância para com os críticos e adversários.

Carácter, por Francisco José Viegas

O que é grave é a ideia de que qualquer crítica (ao decreto da ponte, à ida de Paulo Portas ao carnaval de uma amiga, às gravatas de um director-geral, ou, por displicência, a aspectos essenciais da governação) seja entendida como "destilar ódio ao PSD". Isso é que eu acho inaceitável. Tal como acho inaceitável que, a cada crítica e a cada despacho de uma agência de notícias, se responda com conferências de Imprensa e comunicados oficiais. Isso é coisa de quem depende absolutamente das primeiras páginas e não se defende onde essas coisas devem ser defendidas: no Parlamento, no Governo, nos ministérios, provavelmente na acção governativa.


Frase do dia


We're gonna shut that loop-hole in a nano-second - John Kerry, durante o último debate com Bush.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)