nho Resistente Existencial: (702) Blogo Noticioso - 13/10/04

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quarta-feira, outubro 13, 2004

(702) Blogo Noticioso - 13/10/04


   I - Bloco de Esquerda desafia Santana a apresentar Orçamento antes das eleições regionais - Creio que o Governo pode apresentar o Orçamento quando bem entender. No entanto, não deixa de ser perspicaz a iniciativa do BE, pois no caso de Santana apenas apresentar os seus números após a eleições, o carácter eleitoralista da sua homilia televisiva evidenciar-se-á ainda mais.

   II - EUA e Europa Prontos a Dar ao Irão "Última Oportunidade" - É positiva a notícia de que americanos e europeus pretendem entender-se, passando "de um tom de ameaça para outro mais conciliatório". Infelizmente, a Rússia mantém um forte bloqueio diplomático a qualquer intervenção no Irão, enquanto os americanos falam de "última oportunidade". E se Bush for reeleito...

   III - Soares Alerta para o Soçobrar da "Utopia" Socialista - "Se os socialistas começam a ser aqueles que fazem a mesma política, embora um bocadinho mais humanizada, que faz a direita, vão-se criar outros partidos, necessariamente, porque as pessoas não aceitam voltar para trás". Palavras que valem bem mais que o recente debate televisivo sobre ideologia. E um recado para dentro do partido, claro.

   IV - Segurança Social detecta irregularidades em 98 clubes - E que tal começar a combater o fisco por aqui?

   V - Estudo: Homossexualidade vinculada ao cromossoma X - Sinceramente, não fiquei muito convencido. Mas é mais uma teoria - "Uma equipa de investigadores italianos está convicta de que a homossexualidade é hereditária, passando da mãe para filho através do cromossoma X. (...) Os investigadores, da Universidade de Padova, verificaram ainda que a maioria dos homossexuais são primogénitos, o que reforça a sua teoria, uma vez que é nesta altura que as mulheres apresentam-se mais férteis."

   VI - Estudantes param academia de Évora - Vistos na TV, surge-me a pergunta "por que é que estudantes universitários protestam como alunos do secundário, num misto de claque de futebol e carnaval?"

   VII - Jay Leno e "Allo Allo!" na grelha SIC Comédia - E ainda 'The Late Night with Conan O'Brien' e 'Black Adder". Boas notícias!

   VIII - Froogle arrives in the UK - É impressão minha ou o Google está a tornar-se numa nova Microsoft? Aconselha-se precaução e volta-se a recomendar o A9 e o Firefox.

   IX - Pet Shop Boys pela primeira vez em Portugal - "Os Pet Shop Boys actuam dia 23 no Freeport Designer Outlet, em Alcochete, naquela que será a primeira passagem da dupla britânica por Portugal. A entrada para o concerto é gratuita, mas os ingressos (cerca de 7500) têm de ser levantados antecipadamente no local." Uau.


Para reflectir


O Teste Falhado de Santana Lopes , por Nuno Pacheco

Se é verdade que Santana Lopes prepara uma central de informação, para cuidar da sua imagem e da imagem do governo, a sua mensagem televisiva de anteontem ao país, como primeiro-ministro, foi a negação absoluta desse intuito. O cenário, composto pela "citação" parcial de um quadro de cores claras (a parte de baixo, mais precisamente), pelas bandeiras de Portugal e da União Europeia (lado a lado, à esquerda do ecrã), por um pálido ramalhete de flores e por duas fotografias estrategicamente colocadas para serem captadas pelas câmaras (um retrato de família e outro de Santana com o Papa João Paulo II), não podia ser mais desconchavado. A piorá-lo, esteve a forma como, ao longo de todo o tempo, Santana alinhavou as palavras e construiu o seu discurso: vulgar quando deveria mostrar-se credível, displicente quando devia ser convincente, trivial quando devia exibir seriedade.


Colocações (parte II), por Hermínio Santos

A Comissão escolheu para ouvir, no primeiro dia dos trabalhos, duas peças-chave de todo o processo: os responsáveis da empresa Compta e Joana Orvalho, a anterior directora-geral dos Recursos Humanos do Ministério da Educação. As respostas revelaram muito sobre a forma de funcionamento do Estado e as relações entre as empresas e os Ministérios e podem ser o início da descoberta de uma ponta de um enorme icebergue de burocracias, mal-entendidos e pequenos conflitos pessoais que acabam por ter efeitos nefastos na vida das pessoas, neste caso de professores, pais e alunos.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)