nho Resistente Existencial: (694) Visto - <a href="http://www.collateral-themovie.com/">Collateral</a>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

segunda-feira, outubro 11, 2004

(694) Visto - Collateral


   Um "cold murderer" e um "warm taxi driver" juntos numa longa viagem de táxi. Ambos encarnam dois distintos modos de vida, que entre vários assassinatos e muitos quilómetros de estrada, vão sendo discutidos. Filmado em vídeo digital de grande qualidade, este filme coloca o espectador bem sentado numa janela de um arranha-céus, a ver a bela vista e a apreciar o destino destes homens. Uma viagem de duas horas em que ninguém vai olhar para o relógio.



   Tecnicamente, o filme de Mann está acima da média, especialmente na fotografia (aqueles belos planos das ruas e da noite de LA, ao mesmo tempo belas e deprimentes) e na banda sonora. Os actores estão em bastante bom plano, se bem que Tom Cruise parece um pouco agarrado aos maneirismos metálicos da sua personagem. O pior deste filme é que exige demasiada boa vontade do espectador, devido à pouca razoabilidade do argumento. Também desilude o final, no fundo uma conclusão esperada de um argumento que parece que vai arriscar nas ideias, mas que nunca o faz. Os clichés de "thriller" são bem tratados, mas há pouco mais que isso. Vale acima de tudo pela excitante acção, pelo adular dos sentidos. Um bom filme que podia ter ido mais longe.

"Collateral"
, de Michael Mann - *** estrelitas (bom)

Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)