nho Resistente Existencial: (645) Rankings Escolares <strike> da treta</strike>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, outubro 03, 2004

(645) Rankings Escolares da treta


   Todos os anos há o folclore dos "rankings" escolares, e todos os anos a notícia me irrita. Desde quando é que as competências dos alunos podem ser verificadas apenas com os resultados dos exames nacionais? A escola serve apenas para produzir alunos que sabem fazer testes? Segundo, desde quando é que os resultados escolares são o único critério para aferir a qualidade das escolas? Os miúdos andam apenas na escola para aprender matéria, ou também para se desenvolverem socialmente em variadíssimas esferas da expressão humana? E o desporto escolar? E as actividades extra-curriculares, o ambiente escolar ou a opinião da comunidade escolar?

   Enfim, estas listas apenas servem para alimentar telejornais de infotainment. Ou talvez não, pois uma coisa é verdade: as escolas com melhores resultados nos exames nacionais são aquelas com um corpo docente estável, com turmas mais pequenas, e com mais condições pedagógico-didácticas.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)