nho Resistente Existencial: (640) Visto - The Dangerous Lives of Altar Boys

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, outubro 02, 2004

(640) Visto - The Dangerous Lives of Altar Boys


   Estava curioso por ver este filme, por ter uma actriz que aprecio muito, Jodie Foster, e outro que me surpreendeu em "Igby Goes Down" - Kieran Culkin. Este é um típico filme de "coming of age", mas conduzido de uma maneira isenta de clichés e banalidades. Um grupo de jovens problemáticos (mas de boas famílias) que estuda num colégio privado apimenta a sua vida regrada com partidas. O alvo principal é a professora-freira, bastião da moralidade religiosa (o que como sabemos, tende a provocar algum asco nos adolescentes). As partidas vão ficando mais e mais ousadas. E perigosas.



   Com excelentes papéis, mesmo dos actores jovens, acho que este é um dos grandes filmes do ano passado que nos passou ao lado. Todo o filme demonstra como é ténue a divisão entre o escape normal na adolescência, criativo e necessário dum impulso auto-destruivo, quando esse mesmo escape se torna descontrolado. Em termos estilísticos, particularmente interessante o filme de animação que acompanha todo a narrativa (baseado numa BD feita pelos amigos), uma metáfora de como a imaginação é mil vezes mais doce que a realidade. É a própria BD que nos mostrará no final que estes jovens crescem com a trágica experiência que vão viver. Procurem este filme, que não se arrependem. Mais que não seja para conhecerem a NUNZILLA.

"The Dangerous Lives of Altar Boys", de Peter Care - ***1/2 estrelas (bastante bom)
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)