nho Resistente Existencial: (634) Visto - <a href="http://www.lifeisamiracle-themovie.com/">Life is a Miracle</a>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sexta-feira, outubro 01, 2004

(634) Visto - Life is a Miracle


   Kusturica faz verdadeiro cinema de autor. Visto um dos seus filmes, o estilo ímpar é reconhecido facilmente, nem que seja só vendo uma cena. Em "Life is a Miracle", o autor de "Gato Preto, Gato Branco" continua o mesmo. Tematicamente, temos presente a desagregação da antiga Jugoslávia (neste filme retratada através da guerra entre sérvios e bósnios); o amor proibido (entre a personagem principal, um bósnio, e uma prisioneira de guerra sérvia) e a valorização do elemento animal e natural. Em termos de estilo, o burlesco impera, com grandes cenas onde tudo no ecrã parece mexer, dançar e tocar um instrumento.



   No meio de tanta algazarra, há uma grande dor que se transporta de cena em cena. A dor da guerra, da morte, ou das relações desfeitas apenas é suportada perante o milagre inesperado da vida, à espreita em cada canto. Alguns dirão que é mais do menos, mera repetição. Outros dirão que Kosturica amoleceu, e não consegue deixar de embrulhar as tragédias em vagas de gags. Não estarão errados, mas trata-se apenas de saber se já se cansaram do realizador. Eu continuo a apreciar a banda sonora fulgurante, a beleza dos grandes planos (da caras e das paisagens), o desenvolvimento profundo das personagens. Ainda não me cansei e gostei muito de "Life is a Miracle".

"Life is a Miracle", de Emir Kosturica - **** estrelitas (Muito Bom)
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)