nho Resistente Existencial: (625) A Portugal Telecom

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quarta-feira, setembro 29, 2004

(625) A Portugal Telecom


   ...mantém, segundo o suplemento de economia do Público de 27 de Setembro, uma posição de "quase monopólio" no mercado das comunicações, liberalizando perante a lei há 5 anos. Efectivamente, a PT domina 94% da rede fixa, 81% da Internet de banda larga e 52% da rede móvel. Ao contrário do que aconteceu com a liberalização noutros países, a liberalização não provocou uma descida dos preços nem uma melhoria no serviço prestado. Basta ver que a mensalidade de telefone é mais alta em Portugal (15€) do que na Alemanha (13€). As causas? A tibieza da Anacom, a entidade que deva garantir a efectiva concorrência no sector (basta ver as repetidas queixas da Oni e, muito provavelmente, a promiscuidade entre o poder da PT e o Estado, que lava sistematicamente as mãos do assunto.

   Cá em casa tenho um exemplo prático do monopólio da PT. Estamos a instalar um serviço ADSL da Via Networks e queríamos também passar para a Tele2, para tornear a mensalidade da PT. Porém, a provedora ADSL afirmou-nos que apenas era possível activar o serviço havendo um contrato com a PT, seguramente uma imposição destes visto que não haveria nenhum problema técnico em usar a Tele2. Se isto não é um atentado à livre concorrência, então não sei o que é um.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)