nho Resistente Existencial: (577) Blogo Noticioso

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, setembro 18, 2004

(577) Blogo Noticioso


   I - Transportes Públicos Mais Caros em Outubro - Os preços serão indexados ao valor do petróleo e revistos de três em três meses. A primeira subida será cerca de 3%, representado, para os passes sociais, um aumento de cerca de 1€. Numa primeira análise, nada a obstar. Porém, será importante garantir através de métodos eficazes e transparentes que os preços também serão corrigidos para baixo quando o petróleo baixar.

   II - Faltam Observadores Internacionais nas Presidenciais Afegãs - Construir a democracia também é levar a cabo estas tarefas. Será que vamos assistir ao mesmo no Iraque, daqui a uns anos?

   III - Médicos do Norte Denunciam "Pressões" para Prescreverem Menos Exames - Seja só fumo ou mais que isso, é vital perceber uma coisa: um negócio cai sempre na tentação de pensar mais no lucro do que nos clientes. Os hospitais S.A. não são excepção. Para quando uma entidade independente que fiscalize a sua actuação e preste contas aos cidadãos?

   IV - Ministério demite responsáveis do atraso no início do ano lectivo - Os funcionários são contratados e orientados pelos responsáveis políticos. É impossível que não haja responsabilidades políticas a apurar.

   V - Festival IndieLisboa 2004 arranca na próxima semana - Já aqui falei disto, mas importa repetir. De 24 de Setembro a 2 de Outubro no cinema São Jorge, 79 filmes, 50 curtas e 29 longas metragens do cinema independente vão animar a cidade. Site oficial aqui.

   VI - Apple lança iPod mini no mercado português - Agora sim, chega a Portugal o mini leitor de mp3, com capacidade para 4gb de música, ao preço de 265,70 euros. Detalhes e fotos do produto aqui.

   VII - Portugal tem poluição acima dos limites legais - Ouviu, Sr. Nobre Guedes? Esperamos ouvir alguma coisa de si.

   VIII - Searchsite: A9 bowls a Googly - Ontem falei aqui dum Browser alternativo ao IE. hoje, dum novo motor de busca que está a dar que falar. Trata-se do A9 , que tem uma série de funcionalidades novas. Podem ver o exemplo de uma busca que eu fiz aqui. Vale mesmo a pena experimentar.


Para reflectir

A Crise Paga por Todos , por Manuel Carvalho

Pode-se afirmar, sem margem para erro, que mais uma vez será a classe média a pagar a factura maior da crise; pode-se recear que os poderosos "lobbies" que gravitam em torno do Orçamento do Estado tudo farão para tornar vãs as palavras do ministro; pode-se, enfim, suspeitar que, depois das promessas, Portugal continuará a ser um paraíso fiscal para os relapsos e os que se alimentam da fraude fiscal. Mas, por muito que a prática dos outros anos legitime todas as inquietações, Bagão merece o benefício da dúvida. Porque falou claro, sem subterfúgios nem redundâncias quando prometeu uma maior equidade na repartição dos custos da crise. Se cumprir, deixará de haver lugar para a pergunta "então, e os outros?", que legitima todas as críticas e justifica todas as suspeições.

Nota: a questão é mesmo essa, ainda não cumpriu. Não é por acaso que Bagão não aponta datas nem detalhes para as suas promessas. Não é por acaso que as divulga na televisão (duas vezes) e antes de uma eleições. Eu prefiro ver para crer, e não crer até talvez ver.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)