nho Resistente Existencial: (572) Visto - "The Village"

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sábado, setembro 18, 2004

(572) Visto - "The Village"


   Numa vila não nomeada e não localizada, uma pequena comunidade a fazer lembrar uma seita religiosa ortodoxa vive em plena felicidade. Com uma excepção: estão rodeados por uma floresta habitada por criaturas mortíferas. O isolamento é total e tácito - nem os habitantes entram na floresta, nem os monstros penetram na vila. Tudo está bem até um dia, e sim, adivinharam, tem que ver com a violação das fronteiras. O resto até podia ser previsível, mas todos os filmes de Shyamalan têm uma obsessão pelo twist e "The Village" não é excepção.



   Este filme tem sido mal recebido nos EUA por várias razões. Alguns dizem que é aborrecido (os fãs de "Sexto Sentido" e do infeliz "Signs"), outros que vive apenas à custa do twist final, desbaratando o desenvolvimento das personagens e da narrativa, um pouco como o "Spider" de Cronenberg (estes são os admiradores de "Unbreakable"). Na minha opinião, os últimos têm um pouco mais de razão, embora não toda. É que se não há um investimento total na motivação das personagens (porque isso estragaria o final), não deixa de haver uma grande competência a todos os níveis. O filme segue a lógica do género "terror normal", mas Shyamalan does it better, especialmente na maneira como filma as cenas, nos pormenores dos cenários e da banda sonora. Preparem-se para uns valentes sustos. Por outro lado, este será de todos os seus trabalhos, aquele com a premissa mais difícil (e lá está, que pena não ser desenvolvida no final), e isso desagradará a muitos. Durante todo o filme, há um equilíbrio entre o mostrado e o oculto (é que também há uma obsessão por mostrar os segredos), que não havia em "Signs", mesmo que o demore um pouco a recuperar depois da primeira grande revelação. Ainda não há contenção que chegue. Em suma, um filme interessante e divertido, bem dirigido e bastante acima da média.

Ps. [Possível minor spoiler]. Uma só pista, reparem no sotaque das personagens. E mais não digo.

   The Village de M. Night Shyamalan - **** (Muito Bom)

   Site Oficial
   Data de estreia: 23 de Setembro.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)