nho Resistente Existencial: (567) Blogo Noticioso

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

sexta-feira, setembro 17, 2004

(567) Blogo Noticioso


   I - 6475 escolas por abrir no primeiro dia do ano lectivo - Duas notas: ouvi um deputado da coligação dizer no Parlamento que 60 das escolas abriram em pleno. Como é permitido a um deputado mentir assim?; Santana Lopes diz ""A culpa, de facto, não é deste Governo", "os responsáveis pelo sistema (que falhou) estão em funções desde 1996". A culpa é deste governo que, tal como o anterior, não conseguiu ainda resolver a situação. E foi o anterior que encomendou este programa informático (bajulando-se grandemente) e não o testou. Alguém terá de ser responsabilizado. Não venham dizer que a culpa é novamente da borboleta a bater asas, ou do avô de Guterres.

   II - República Sela Reconhecimento da História a Manuel de Arriaga - "Se podemos discordar (...) de uma ou outra decisão do presidente Arriaga, não podemos pôr em causa ter sido ele sempre movido pelo desejo de servir o país e a República". Ok, Sampaio começa a comparar-se com figuras históricas. O grau de desespero até teria graça, não fosse tão grave. Alguém duvida que o PR está arrependido e atormentado pela sua decisão?

   III - CIA Admite Cenário de guerra civil no Iraque - Para que serve a divulgação deste relatório, cujo cenário mais optimista (de três), ainda prevê um Iraque instável a todos os níveis daqui a dois anos? Para que a Administração Bush prossiga na sua nova estratégia: colocar mais baixa a fasquia dos objectivos iraquianos. Tão baixos, que quando abandonarem o caos, dirão que o sucesso é pleno.

   IV - Portugal tem uma das taxas mais baixas de faltas por doença - É um mito que cai. Se nisto somos dos melhores da Europa, também podemos vir a ser na produtividade. Chega de diferenças congénitas.

   V - Comentários aos Jogos Olímpicos com má nota - O que a blogsfera, Resistente incluído, se fartou de berrar, chega agora aos jornais. Esperemos que na próximas grandes competições alguma coisa mude.

   VI - MICROSOFT IE LOSING THE EDGE - O browser Mozilla Firefox está a ganhar uma importante posição de mercado. Eu também uso (embora mantenha o Internet Explorer) e recomendo. Podem fazer download aqui.
         

   VII - Woody Allen abre el Festival de San Sebastián con «Melinda y Melinda» - O novo filme de Woody Allen abre hoje este festival de cinema, que conta ainda com outros títulos de interesse em estreia.

Para Reflectir


A Barafunda, por José Manuel Fernandes

É sabido que em muitas escolas que ficam fora dos grandes centros são instáveis e os professores passam por lá, não ficam lá. Acredita-se que isso é mau para as escolas e para os alunos. Mas não se dá nenhum passo para promover o enraizamento dos docentes nas comunidades locais. Se as autarquias tivessem a responsabilidade de garantir que os quadros das suas escolas estavam preenchidos, provavelmente encontrariam formas de estimular os professores, quer facilitando o acesso à habitação, quer diferenciando os seus salários.

Nota: estou de acordo com JMF, especialmente quando fala de "transferir a gestão dos quadros docentes da administração central para a administração local." A meu ver, isto deveria ser feito por entidades regionais reguladoras, em contacto com o poder central e com a escola. Aqui sim, poderiam entrar gestores que não fossem professores. Contudo, JMF não tem razão quando fala da "iliteracia" informática como parte do problema das colocações. É verdade que esta existe, mas as candidaturas informáticas foram uma pequena parte do total, e os erros destas foram substancialmente de carácter endógeno.

«Madonna, vai morrer longe», por Clara Ferreira Alves

Manipulação sentimental perigosa e lucrativa, e o certo é que depois do 11/9 Madonna deixou cair o seu videoclip e quando Bush invadiu o Iraque ela escusou-se de emitir declarações políticas. Só quando Bush e o Iraque deram para o torto, regressou a militância. Fora de ordem e de horas. E quanto ao dinheiro para as causas, zero, a não ser a israelita, desde que Madonna trocou o catolicismo pelo judaísmo cabalístico. O que não a impediu de cancelar os concertos de Reinvent Yourself em Israel, que aquilo anda em desassossego.
A meia idade de Madonna recomenda-se, temos uma Marlene Dietrich em perspectiva, mas, a iconoclastia foi-se. Um negócio ficou. Eu não gosto de Madonna a cantar Imagine de John Lennon, formulação piegas do amor pela humanidade.


Frase do dia


1 - (...)A Thorá, o Corão ou os Evangelhos podem ser a nossa lei a título privado, mas não há que impô-la a nível do espaço público. - Esther Mucznick, no seu artigo de hoje do Público. Pena é que esta frase seja totalmente contraditória com a actuação política de Israel (e dos terroristas islâmicos) e da própria colunista.

2 - "Lamentamos o que se passou em Beslan, mas é a guerra". - Chamil Bassaiev, chefe de guerra tchetcheno que reivindicou o atentado de Beslan. O que se passou poderá de facto ser a guerra no seu pior, mas é ao mesmo tempo o grau zero da humanidade. Bassaiev é um criminoso para todo o sempre e não tem desculpas, nem o direito de reclamar atenuantes.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)