nho Resistente Existencial: (560) Blogo Noticioso

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, setembro 16, 2004

(560) Blogo Noticioso


   I - Women on Waves: Bruxelas pede explicações sobre proibição do barco holandês - O "bom aluno" português vai ser chamado a explicar os "verdadeiros motivos" de tudo o que se passou. Sim, ou julgavam que a UE acreditava em Paulo Portas?

   II - Narciso Miranda diz que tem obras "para outros mandatos" - É uma mistura entre Alberto João Jardim ("Tenho obras, muitas obras, para outros mandatos") e Valentim Loureiro ("Podem ter a certeza de que vou falar, provavelmente a breve prazo. E tenho muito que falar"). Que pena haver autarcas destes no PS. E que pena ainda maior bastar um discurso destes para se ser eleito para uma Câmara Municipal.

   III - " «A infância não é um tempo dourado» - Pelo que tenho ouvido e pelo trailer, André Valente promete. Estreia hoje.

         

   IV - Guilherme Silva defende extinção da CNE - Tão chato ter alguém a vigiar as eleições. Aliás, não era Santana Lopes que dizia que as eleições eram uma chatice?

   V - Retoma da economia portuguesa vai ser lenta - Um estudo da OCDE que nos ajuda a explicar as nossas finanças e o que tem de ser feito para inverter a má situação.

   VI - Thorpe flattered, but not gay - Ian Thorpe nega (e na realidade, ninguém tem nada a ver com o assunto), mas deixa uma série de declarações muito sensatas sobre o assunto. Heterossexuais ou não, era óptimo que todas as figuras públicas falassem assim: 'It is kind of not a minority group, but a group of people that there is a distinguishing factor that we don't have in common, and they respect and admire what I do and I think it is a very big compliment.'


Para reflectir


De Matosinhos para o País, por Manuel Carvalho

A história de Narciso e Seabra mostra-nos que as elites locais dos partidos precisam de ar fresco, de uma nova geração que seja capaz de assumir um novo ciclo de desenvolvimento das autarquias, depois da etapa das infra-estruturas e da dependência financeira das licenças de construção. Mas querer ver neste exemplo apenas uma prova da obsolescência da política autárquica é um erro; sendo a ponta do icebergue, o problema reclama uma alteração profunda da articulação entre os partidos e o poder político, seja nas vilas do interior, seja no coração da capital.

Media-esfera, Blogosfera e Atmosfera, por Pacheco Pereira

Excluam-se os blogues e a comunicação social seria diferente. Não porque os blogues sejam lidos por muita gente, mas sim porque são lidos pela gente certa. Os blogues são escritos por uma elite para uma elite, são escritos por estudantes, literatos, políticos, cientistas, investigadores, jornalistas, na maioria dos casos jovens e no início de carreira, e são lidos pelos mesmos grupos sociais e profissionais dos que os escrevem. (...)
Esta circulação rica e diversificada, em tempo quase real, constrói um tecido mais complexo à volta de notícias e interpretações e, em consequência, resulta muito crítica dos media tradicionais. É nos blogues, e na sua diversidade política e cultural, que se encontram as críticas muito duras à manipulação informativa que são impossíveis de fazer nos media.


Nota: tudo verdade, mas há uma constatação deliciosa: ao que o vício chega. :)
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)