nho Resistente Existencial: (553) Visto

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quarta-feira, setembro 15, 2004

(553) Visto


   Wanda, de Barbara Loden



   Este filme é uma reposição e estreia entre nós. Original de 1971, foi realizado pela mulher do famoso realizador Elia kazan e completamente ignorado. "Wanda" é a história de uma mulher da working class que foge da sua vida desoladora, deixando para trás os filhos e o marido. Mais tarde, encontrará um bandido que lhe proporcionará algo para preencher a sua vida. Ao mesmo tempo heroína face à dura que enfrenta e outras vezes amoral e egoísta, Wanda é uma personagem enigmática, pouco apelativa, mas tenaz. É assim que conquista Mr. Davis e consegue escapar para uma outra vida, pelo menos até que...

   Este filme é sobretudo uma experiência cinematográfica avant-la-lettre. Basta dizer que é parecido com "Bufallo 66", o aclamado filme underground de Vincent Gallo, mas 20 anos anterior a este. Não é uma obra-prima. Sofre de limitações de orçamento (o filme terá sido executado por meia dúzia de pessoas) e nem sempre prima pela qualidade de direcção ou actuação dos personagens. Vale sobretudo para cinéfilos de linha dura interessados num pequeno e arrojando filme dos anos 70, em que a ambiguidade da protagonista e o olhar "moderno" da realizadora (na verdade são a mesma pessoa) são as grandes valias do filme.

   Wanda, de Barbara Loden *** estrelitas (bom)
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)