nho Resistente Existencial: (526) Blogo Noticioso

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, setembro 12, 2004

(526) Blogo Noticioso


   I - "Sistema humilha a classe docente" - A história profissional da professora Ana Maria, assim resumida: «"Anos de instabilidade total: horários incompletos, substituições sucessivas, mini concursos". E o fatídico ano de 1999, em que não foi colocada, nem teve direito a subsídio de desemprego.» As consequências são graves: stress acumulado, incapacidade de pensar a prática pedagógica, carreira como sobrevivência e não projecto, fragilidades e inseguranças que passam para a sala de aula, originando problemas de disciplina e desmotivação. Ainda a propósito do assunto, recomendo a leitura do excelente post do Miguel Pinto, "Alvíssaras..."

   II - PR Passou por Câmaras Comunistas Após Ter Sido Vaiado na Festa do "Avante!" - Sampaio promove a diferença entre convicções políticas e a necessária "convivência institucional". O problema - e a sua actuação tem-no demonstrado - tem sido o PR valorizar mais a convivência que as convicções.

   III - Festival de Veneza Premeia o Melhor do Que Se Viu - "Vera Drake" e "Mar Adentro" foram os filmes premiados no Festival de Veneza. Estejam atentos às estreias, pois parecem ser filmes a não perder.

   IV - Semana Decisiva Sobre Programa Nuclear do Irão - Novos desenvolvimentos de uma crise que, mais dia menos dia, vai rebentar. A não ser que haja grande habilidade diplomática, o que parece complicado com a "neutralidade" da Europa perante Teerão.

   V - Aumentos vão minorar perda de poder de compra - Santana Lopes - É a mesma lógica do Mibel e da liberalização dos preços da Gasolina. Tudo aumenta, mas as artes adivinhatórias garantem que aumenta menos. Estas declarações demonstram duas coisas. Primeiro, o governo não tem capacidade para fazer seja o que for sem prejudicar os cidadãos. Segundo, governa-se à base de futurologia, evidenciando o tal lado "Zandinga" de Santana que Durão Barroso apregoava.

   VI - Assaltante com técnica do Homem-Aranha - Em vez de fazerem um filme com ele, prenderam-no. Que falta de visão...


Para reflectir

    Irritações a Mais, por Eduardo Dâmaso



Nota: interessante a análise de Dâmaso, mas parece-me haver outro ponto igualmente importante. A coligação não funciona e as brechas começam a ser notadas. Aliás, note-se como Santana Lopes teve de vir remediar a situação, exigindo lealdade ao parceiro no poder. E a estabilidade?


Não Sou Rapaz nem Rapariga, Sou Intersexuada - Reportagem de Rita Jordão Silva. Um artigo longo, mas impressionante. Essencial para compreender melhor a problemática da intersexualidade e do crescimento.

Frase do Dia

   "A nossa crítica e o nosso desagrado não tem a ver com ele não obedecer ao eleitorado de esquerda, quem vota num Presidente não fica credor, é errado pensar que Sampaio é devedor do seu eleitorado. [Esta decisão] afirma uma estratégia de esbatimento presidencial e de governamentalização e partidarização da política, num momento de grave crise." - Francisco Louçã

nota: para quem acusa Louçã de "radicalismo mediático", esta resposta sensata é um verdadeiro sapo para engolir - ou reflectir.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)