nho Resistente Existencial: (525) <font color="#000080">Pergunta</font> <font color="#000000">& </font><font color="#800000">Resposta</font>

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, setembro 12, 2004

(525) Pergunta & Resposta


   Coloquei uma questão a Vital Moreira, ilustre constitucionalista, opinion-maker e blogger, que teve a amabilidade de me responder. O assunto é política fiscal.

PERGUNTA

   Em relação ao seu artigo "Transparência e justiça fiscal", surge-me uma pergunta: no cruzamento de uma ideologia que pretende o fim dos benefícios fiscais como os conhecemos nas últimas décadas na Europa e das dificuldades que a evolução demográfica provoca aos sistemas sociais, poderá (leia-se quererá) a direita promover a requalificação destes benefícios sociais, implementando a solução aparentemente mais viável - combate à evasão fiscal e redistribuição da riqueza através de impostos sobre o rendimento?

RESPOSTA

   "Creio bem que não. A lógica prevalecente da direita em matéria fiscal é: (i) diminuir a carga fiscal em geral e os impostos directos em especial; (ii) eliminar, em especial, os impostos sobre os rendimentos de capital e sobre as empresas; (iii) reduzir ou eliminar a tradicional progressividade do imposto sobre o rendimento pessoal."

Vital Moreira


   Caro VM, obrigado pelo esclarecimento. Este foi o primeiro P&R, que provavelmente transformarei numa nova secção.
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)