nho Resistente Existencial: (503) Visto

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

quinta-feira, setembro 09, 2004

(503) Visto


   "The Terminal" de Steven Spielberg

"Entre um tipo com dinheiro e um tipo com amor, qual escolherias?


   A chave do cinema de Spielberg está provavelmente na resposta a esta questão, adivinhada facilmente por quem já viu mais de três filmes do "movie brat". Gostar de "The Terminal" depende muito da importância (e da avaliação) que o espectador coloca na resposta. É que além de já ser um tipo com tendência para adocicar a realidade, Spielberg faz um filme cujo objectivo - nas suas palavras - é animar o povo americano numa altura de dificuldade e paranóia com a segurança.



   Lateralmente a esta questão, todo o filme respira cinema. Desde os grandes planos que nunca são fortuitos, passando pelos deliciosos truques de luz ou pela agilidade de uma câmara sempre à descoberta de ângulos originais, até à música envolvente, a qualidade é sempre altíssima. Junte-se a isto um Tom Hanks (numa papel entre "Cast Away" e "Truman Show") em grande forma, e a 7ª arte acontece.

   Obviamente que "The Terminal" é uma fantasia, na premissa, nas personagens, nas soluções narrativas. Como dizia um espectador, estamos em pleno "Planeta Spielberg". De outra forma, onde é que alguém que se vê preso num aeroporto durante meses, é ao mesmo tempo mantido lá e sobrevive com a simpatia mais que humana de almas caridosas e o seu engenho imbatível? Mas esta é uma fantasia que faz rir (mesmo quando as piadas são velhas) e que faz sentir bem, pela sua genuinidade e, de novo, pela qualidade envolvente. Alguns vão dizer que se trata de um Spielberg em modo automático. Provavelmente têm razão, mas não deixa de ser excelente, se a mood ajudar.

   The Terminal - **** estrelitas (Muito Bom)

Ps. Ainda a falar de açúcar na película, notem como a cena da fonte é o equivalente à nota animada de "Catch me if you can".
Site Meter
A minha fotografia
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)