Numa vila não nomeada e não localizada, uma pequena comunidade a fazer lembrar uma seita religiosa ortodoxa vive em plena felicidade. Com uma excepção: estão rodeados por uma floresta habitada por criaturas mortíferas. O isolamento é total e tácito - nem os habitantes entram na floresta, nem os monstros penetram na vila. Tudo está bem até um dia, e sim, adivinharam, tem que ver com a violação das fronteiras. O resto até podia ser previsível, mas todos os filmes de
Shyamalan têm uma obsessão pelo
twist e "The Village" não é excepção.

Este filme tem sido mal recebido nos EUA por várias razões. Alguns dizem que é aborrecido (os fãs de "Sexto Sentido" e do infeliz "Signs"), outros que vive apenas à custa do
twist final, desbaratando o desenvolvimento das personagens e da narrativa, um pouco como o "Spider" de
Cronenberg (estes são os admiradores de "Unbreakable"). Na minha opinião, os últimos têm um pouco mais de razão, embora não toda. É que se não há um investimento total na motivação das personagens (porque isso estragaria o final), não deixa de haver uma grande competência a todos os níveis. O filme segue a lógica do género "terror normal", mas
Shyamalan does it better, especialmente na maneira como filma as cenas, nos pormenores dos cenários e da banda sonora. Preparem-se para uns valentes sustos. Por outro lado, este será de todos os seus trabalhos, aquele com a premissa mais difícil (e lá está, que pena não ser desenvolvida no final), e isso desagradará a muitos. Durante todo o filme, há um equilíbrio entre o mostrado e o oculto (é que também há uma obsessão por mostrar os segredos), que não havia em "Signs", mesmo que o demore um pouco a recuperar depois da primeira grande revelação. Ainda não há contenção que chegue. Em suma, um filme interessante e divertido, bem dirigido e bastante acima da média.
Ps. [Possível
minor spoiler]. Uma só pista, reparem no sotaque das personagens. E mais não digo.
The Village de
M. Night Shyamalan - **** (Muito Bom)
Site Oficial Data de estreia:
23 de Setembro.