nho Resistente Existencial: (267) Porquê um blog?

Resistente Existencial

Extractos irónicos e provocantes acerca de política, sociedade, media, cultura e do umbigo de um desalinhado anjo caído.

domingo, agosto 08, 2004

(267) Porquê um blog?

.
Foi o que pensei durante muitos meses, mesmo quando já frequentava a blogosfera (da qual ainda hoje apenas conheço uma ínfima parte). Pensava que não tinha tempo nem jeito, nem me imaginava versado em nenhum assunto em especial que pudesse cativar pessoas a ler-me.

Mudei de opinião quando me comecei a aperceber a importância que uma rede de blogs pode ter na formação (a todos os níveis) de alguém que frequenta a internet. De uma forma múltipla, mas ao mesmo tempo condensada (os blogs não funcionam bem com textos demasiado desenvolvidos), quem lê blogs tem acesso a todo um manancial de conhecimento que, não substituindo as fontes tradicionais, as completam e enriquecem. Por outro lado, estamo-nos sempre a queixar da falta de massa crítica em Portugal. Publicar e ler blogs é sempre uma acção crítica, na medida em que um blog é acima de tudo uma página de expressão pessoal. Ao ler/ver constantemente opinião, quem frequenta blogs acede a uma dimensão da actualidade geralmente evitada pelo cada vez mais omnipresente infotainment.

A nível pessoal, publicar um blog é a oportunidade de expandir a nossa voz para além do círculo habitual de amigos. Com os menos íntimos, é infelizmente normal a conversa não subir acima da mediocridade. num blog, falamos de tudo o que queremos sem grandes constrangimentos, o que representa uma liberdade saborosa. É ainda uma tarefa auto-formativa, pois é preciso ter algum rigor no momento de publicar textos. Há uma "ética blogueira" que se vai aprendendo e todo um conjunto de técnicas informáticas que é preciso dominar. Em suma, um blog faz-me adquirir novas competências e obriga-me a ser atento, rigoroso, imaginativo e, acima de tudo, persistente/consistente.

Comecei o Resistente apenas como uma experiência. Como estou em processo de mudança radical da minha vida, sinto que as condições ideais para gerar um projecto de blog a longo prazo ainda não estão reunidas. De qualquer forma, o surpreendente feedback que tenho tido, leva-me a não querer parar. De qualquer forma, é certo que até final do ano sei que este espaço sofrerá muitas alterações (espero eu que para melhor). Alguns dos que me lêem pode estranhar a grande quantidade de posts sobre tão diferentes temas. Sei que corro o risco de com tanta variedade não agradar a ninguém, de não ter um blog com uma linha definida, mas o objectivo é mesmo esse. Os blogs que conheço geralmente movem-se dentro de um tópico. Isto é lógico, mas os meus blogs preferidos sempre foram aqueles capazes de integrar muitos temas no seio da sua preocupação central. para já, o meu objectivo é ter um blog que, não sendo específico ou muito profundo em nada, permita uma leitura blogueira da realidade num espectro muito alargado de temas. Quem me conhece, sabe que esta atitude reflecte a minha personalidade.

Dito isto, espero "alimentar" o meu blog durante muito tempo. alea jacta est.
Site Meter
A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
  • Livro de Reclamações:

  • nunopinho(AT)vianw.pt

    (Substituir (AT) por @)