(212) VISTO - Harry Potter and the Prisioner of Azkaban
Estreia hoje em Portugal o terceiro tomo da saga do jovem feiticeiro Potter. A premiére acontece com quase dois meses de atraso, com a justificação que a realização do Euro2004 poderia afectar as receitas...
Ficam desde já dois avisos. Um, aos puristas: o argumento de Harry Potter and the Prisioner of Azkaban não é fiel ao livro de J.K.Rowling. Partes são cortadas, outras adulteradas, havendo até lugar para "invenções menores". Contudo, o que se perde em transcrição narrativa, ganha-se em criação de uma verdadeira e estimulante imagem cinéfila de Harry Potter, propriedade que os anteriores filmes não possuíam. Segundo aviso: o filme é bem mais pequeno que os anteriores, mudando de ritmo e tom. De longas cenas descritivas, passamos para rápidos flashes de acção e a ambiência luminosa e um pouco infantil adquire um tom dark, levando o epicentro da acção de fora para dentro do castelo de Hogwarts, ou seja, para a floresta negra.
Este filme é superior aos seus antecessores. O realizador Cuarón tem doses de engenho que passam directamente para o filme, tornando-o mais ousado e estimulante a nível visual. Os efeitos especiais são impecáveis e pouco redundantes. O elenco de actores está à altura, apesar do trio de protagonistas estar a ficar um pouco crescido demais para a idade. O único senão do filme é mesmo o seu ritmo impressionante. As cenas sucedem-se a tal velocidade que é difícil assimilar tudo o que se está a passar, especialmente se não conhecem os livros. Não há tempo para respirar e o filme às vezes precisaria de momentos de abrandamento que simplesmente não existem. Percebe-se que a tarefa do mexicano era árdua, mas espera-se que a dose de compressão aplicada a este filme seja revista em "Harry Potter and The Goblet of Fire".
Harry Potter and The Prisioner of Azkaban - ***1/2 estrelitas (Bom+)
E vocês, o que acharam?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home